A Central 12 nasce com a inquietação de duas mulheres que entendem que, para fazerem melhores escolhas de consumo em seu dia a dia, a informação sobre a sustentabilidade dos produtos precisa estar disponível de forma transparente e acessível a todos. Além disso, acreditam que as marcas mais responsáveis, que investem em iniciativas socioambientais, podem e precisam se destacar no mercado e se aproximar de seus clientes, para fomentar uma produção cada vez mais responsável. Marketing e Sustentabilidade devem trabalhar juntos e de forma responsável.
Em abril de 2021, Jeanny e Letícia se conectam com esse propósito:
Desenvolver uma solução para tornar mais acessível e seguro ao consumidor a divulgação das informações sobre os atributos de sustentabilidade dos produtos e, de outro lado, ajudar as empresas a valorizarem as suas marcas e comunicarem sua jornada de sustentabilidade aos stakeholders.
Durante esse ano, muita pesquisa foi realizada, além de contatos com diversas empresas e organizações de diferentes segmentos, consumidores, profissionais de diversas áreas, análise de experiência do usuário e releitura de normas globais de comunicação de sustentabilidade e transparência que já vinham sendo estudadas, há mais de 8 anos.
Verificamos, na prática, quais os grandes desafios que as empresas possuem ao tentar comunicar ao público interno e externo os atributos socioambientais de seus produtos e marcas. Analisamos mais de 100 produtos de variados segmentos: investigamos a qualidade e a acessibilidade de mensagens de sustentabilidade transmitidas nos principais canais de comunicação, além de verificarmos se os sistemas de atendimento ao consumidor prestam esclarecimentos sobre as informações socioambientais divulgadas.
Nasce, então, a metodologia Central 12 - Sustentabilidade Além do Rótulo e as nossas soluções.
Nosso trabalho consolida o que as normas globais de comunicação de sustentabilidade e transparência e as pesquisas de comportamento do consumidor apontam como a maneira mais efetiva de identificar e divulgar as informações relevantes de práticas mais sustentáveis, levando em consideração toda a cadeia de valor e oportunizando a todo o mercado um padrão confiável de divulgação.
Queremos dar mais segurança às empresas e aos consumidores, prevenindo o greenwashing.
Em 2022, fomos selecionadas pela Future Female Business School para fazermos parte de seu programa, promovido em parceria com a UK-Brazil Tech Hub.
Esse é um programa líder para empreendedoras brasileiras, que estão construindo negócios com tecnologia e gerando impacto em suas respectivas comunidades. Com ele, nos reposicionamos no mercado, atualizamos a nossa identidade visual e apresentamos a vocês a Central 12 - Sustentabilidade Além do Rótulo.
Em 2023, fomos selecionadas para participar do programa Empreendedoras Tech, programa desenvolvido para fortalecer projetos ou empresas de micro e pequeno porte de base tecnológica lideradas por mulheres. A iniciativa do programa é da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Estamos prontas para atender ao mercado com soluções inovadoras, para empresas que investem em iniciativas mais sustentáveis e querem transformar esses atributos em valor para seus stakeholders. Além disso, aproximamos as empresas de uma parte grande da população que quer entender e saber mais sobre essas iniciativas, para fazerem escolhas mais conscientes.
Contem conosco!
Jeanny e Letícia
Fomentar marcas mais responsáveis e o consumo consciente, por meio de informação padronizada, acessível e confiável sobre os atributos socioambientais dos produtos.
Ser reconhecida no mercado como um padrão de consolidação e verificação dos atributos de sustentabilidade dos produtos e cadeias produtivas e de divulgação dessas informações aos stakeholders, com ética, transparência e acessibilidade.
Sustentabilidade, Transparência, Consumo Consciente, Concorrência Leal entre as empresas e Informação de Qualidade.
Possuímos o compromisso de fomentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, que são um apelo global à ação, para acabarmos com a pobreza, protegermos o meio ambiente e o clima e garantirmos que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
O ODS 12, que integra o nosso nome, determina o CONSUMO E A PRODUÇÃO MAIS RESPONSÁVEIS: um chamado para mudarmos, urgentemente, a forma como produzimos e consumimos bens e recursos.
Consultora Jurídica há mais de 12 anos, atuando com direitos difusos e coletivos, projetos socioambientais, direito do consumidor, marketing responsável, ESG e empreendedorismo de impacto.
Mestre e especialista em Direito. Autora do livro "Greenwashing e Direito do Consumidor: Como prevenir ( ou reprimir) o marketing ambiental ilícito".
TEdx Speaker. Palestrante e Professora.
Integra organizaçôes que trabalham em prol do desenvolvimento sustentável, como ABRAPS, LACLIMA e YCL.
Acredita que a transparência e a informação de qualidade são indispensáveis para fomentar o consumo e produção mais responsáveis.
Administradora de empresas com ênfase em Comércio Exterior e MBA em Gestão de Projetos pela FGV e com foco em Metodologias Ágeis recentemente pela Perestroika.
Há mais de 4 anos atua com Sustentabilidade empresarial, Economia Circular e Gestão ESG.
Especialista em Logística, assessorou indústrias de vários segmentos em Logística e Compras internacionais por mais de 7 anos.
Vive uma busca pessoal por produtos mais sustentáveis, consumo mais consciente e acredita que é possível sim transformar o mercado de forma positiva, para padrões de produção mais sustentáveis.