Em todas as nossas manifestações, fazemos questão de ressaltar que somos a favor do marketing de sustentabilidade e que trabalhamos para que ele seja eficiente, honesto e transparente.
Por que? Porque o marketing é uma ferramenta importantíssima que cria, comunica e entrega produtos e serviços que possuem valor para os clientes, para os parceiros e para a sociedade em geral (DAHLSTROM,2011).
O marketing de sustentabilidade é um instrumento poderoso, que divulga ao público marcas preocupadas com preservação ambiental e dignidade humana, ao mesmo tempo em que é capaz de criar e incentivar hábitos mais responsáveis e sustentáveis.
Nós queremos fomentar o marketing de sustentabilidade, porque o acesso à informação socioambiental dos produtos é condição sem a qual as pessoas não conseguem refletir sobre aquilo que consomem, sobre o que financiam com o seu dinheiro, ao optar por comprar determinado produto.
Além disso, quanto mais eficiência temos na comunicação de sustentabilidade, mais os produtos concorrentes precisam implementar práticas sustentáveis e regenerativas, sob pena de perderem mercado para marcas e empresas em estágio mais avançado. Assim, valorizamos as empresas que possuem mais responsabilidade socioambiental e fomentamos o consumo consciente.
Porém, honestidade e transparência são indispensáveis para que as empresas e os seus colaboradores não sofram consequências éticas e jurídicas de um marketing ilícito, enganoso, abusivo.
As empresas não podem praticar greenwashing, socialwashing ou ESGwashing. (fiquem atentos, o Direito brasileiro possui diversas repercussões cíveis, administrativas, criminais e éticas contra a prática dos "washings"!)
Assim, saber como divulgar os atributos socioambientais (os pontos positivos e os desafios) é essencial para aumentar a reputação das marcas e afastar riscos de uma comunicação realizada sem informação qualificada e técnica.
Por fim, nós também queremos que as empresas se sintam seguras para contar ao público, de forma acessível, todos os esforços e investimentos que estão fazendo para melhorar, dia a dia, a sustentabilidade de seus negócios. (Não ao greenhushing, sabe?)
Não sabe o que é greenhushing?
Assista aqui o vídeo onde explicamos.
Vamos juntos e juntas!