SELECT * FROM blog blog INNER JOIN categoria_blog cabl ON cabl.cabl_codigo = blog.cabl_codigo WHERE cabl_pesquisa = 'central-12' AND blog_pesquisa = 'metodologia-com-fundamento-em-normas-de-transparencia-e-comunicacao'
Folha

Blog

Metodologia com Fundamento em Normas de Transparência e Comunicação

Data: 28/12/2022

Imagem Metodologia com Fundamento em Normas de Transparência e Comunicação

Após mais de 10 anos de experiência de nossas Fundadoras com Direito do Consumidor, Sustentabilidade, Indústria, Comércio Exterior e Gestão de Projetos, a Central 12 elaborou a Metodologia Além do Rótulo, que torna a comunicação de sustentabilidade e ESG acessível e compreensível para todas as pessoas.

Nossa metodologia foi desenvolvida com base em: 

 

  • Mais de dez diretrizes e normas nacionais e internacionais, que tratam de comunicação e marketing de sustentabilidade, consumo sustentável, transparência e combate ao (green/social/ESG)washing. 

  •  Pesquisas globais sobre comportamento do consumidor.

  • Nossa experiência com a análise das informações de sustentabilidade disponibilizadas através dos canais de comunicação de mais de 100 produtos de variados segmentos e o posterior contato com essas empresas a respeito dessas informações.

  • Os principais temas de impactos ambientais e sociais que são atualmente tratados em termos de consumo e produção mais sustentáveis. 

Algumas das diretrizes que seguimos são:


Esses guidelines apresentam princípios fundamentais, cases, exemplos e orientações específicas sobre temas de sustentabilidade, que orientam as empresas, os profissionais e as organizações públicas e privadas a manterem uma comunicação eficiente

Eles permitem que se valorize os produtos e as marcas e, ao mesmo tempo, que se transmita informações confiáveis e fomente-se o consumo e a produção mais responsáveis (ODS12).

Inspirada nessas Diretrizes, a Metodologia Sustentabilidade Além do Rótulo trabalha com mais de 40 temas de sustentabilidade relacionados à cadeia produtiva de bens de consumo de variados segmentos. Nós identificamos os assuntos que mais são divulgados pelas empresas e mais são pesquisados pelos consumidores, referentes desde à fase de matéria-prima até à fase pós-consumo. 

Todas essas informações são padronizadas dentro de 4 grandes áreas: 

Além disso, a Metodologia orienta que todas os atributos de sustentabilidade sejam comunicados em consonância com os seguintes princípios: ACESSIBILIDADE, CLAREZA, RELEVÂNCIA, COMPROVAÇÃO e TRANSPARÊNCIA. 

Por exemplo, em nossa Jornada de Aprendizagem, a empresa deve responder sim ou não para a seguinte pergunta: "O seu produto é composto por matéria-prima orgânica?" Em caso positivo, para que a informação seja qualificada e respeite a nossa Metodologia, a empresa deverá complementá-la com as seguintes informações:

"Qual matéria-prima é orgânica? Quantos % do produto é composto por matéria-prima orgânica? Qual a metodologia considerada para essa afirmação? Se houver certificação, explique: qual organização concedeu, o que significa, houve auditoria presencial, quando foi concedida e quando deve ser renovada?"

Além disso, nós também acompanhamos os PRINCÍPIOS ASPIRACIONAIS trazidos pelo Guideline da ONU, que se destinam a implementar o ODS 12. São eles: 

* Mostrar as três dimensões da Sustentabilidade: ambiental, social e econômica

* Ajudar a mudar o comportamento do consumidor e manter um relacionamento de longo prazo com ele

* Abordar as pessoas em seus multicanais de comunicação, de forma inovadora

* Trabalhar com colaboração de vários stakeholders, para aumentar aceitação e credibilidade dos produtos

* Ajudar os consumdiores a comparar e escolher entre produtos similates

Nesse sentido, após responder todos os indicadores, a Central 12 verifica as informações e recomenda melhorias para que os atributos de sustentabilidade sejam eficientemente identificados, padronizados e comunicados ao consumidor. Nós também orientamos as áreas de Sustentabilidade, Marketing, Atendimento ao Consumidor e Legal/Compliance a como usar as informações, para atingir os princípios globais de comunicação de sustentabilidade. 

Por fim, se as informações atingirem os requisitos mínimos da Metodologia Sustentabilidade Além do Rótulo, as empresas poderão contratar o Rótulo Digital da Central 12, permitindo ao consumidor que, em poucos cliques, conheça e valorize as informações socioambientais dos seus produtos. O label pode ser utilizado tanto nos rótulos físicos dos produtos, como em canais digitais (site, marketplace, mídias sociais).

Conheça as nossas soluções

Nós sabemos que "consumo consciente" e "produtos e marcas mais sustentáveis" são pautas indispensáveis e cada vez mais relevantes. Por essa razão, monitoramos constantemente as novas normas e pesquisas sobre esses temas, a fim de manter a Metodologia Sustentabilidade Além do Rótulo sempre atualizada e a ajudar os nossos clientes a saberem o que e como comunicar.

Um abraço,

Jeanny Bavaresco e Letícia Caroline Méo
 

 

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.