Sim. Sustentabilidade é um dever ético e jurídico de todos nós. Porém, sustentabilidade também é oportunidade de negócio e valoriza as marcas: cresce a sua reputação, humaniza as empresas e cria conexões mais sólidas com seus clientes, investidores e parceiros comerciais!
A oferta de produtos com informações de sustentabilidade cresce exponencialmente.
Uma pesquisa feita pelo Mercado Livre mostrou que, no Brasil, aumentou em 45% os vendedores e as ofertas de produtos com impacto positivo (2022 vs. 2020) e que existem mais de 143 milhões de produtos dessa categoria sendo comercializados na região, tais como fraldas ecológicas, garrafas reutilizáveis, coletor menstrual, escova de bambú, bicicleta e composteira doméstica.
Entre 2017 e 2020, os números mostrados pelo MeLi são ainda mais impressionantes:
O aumento da oferta de produtos mais sustentáveis decorre, justamente, do crescimento do marketing de sustentabilidade.
Em dezembro/2022, o Instituto Akatu e a Globe Scan publicaram um estudo global de percepções do consumidor denominado Vida Saudável e Sustentável. Foram entrevistadas 29,2 mil pessoas de 31 países, incluindo o Brasil, as quais demonstraram que:
Os brasileiros possuem uma preocupação maior que a média global com temas relacionados aos problemas ambientais e sociais como pobreza extrema, poluição da água, guerras e conflitos, escassez de alimentos, violação de direitos humanos, resíduos de plástico, etc.
84% das pessoas querem reduzir bastante o impacto que tem pessoalmente no meio ambiente
Caso as empresas comuniquem com clareza as suas ações de sustentabilidade ou os atributos de seus produtos mais sustentáveis, terá uma oportunidade do consumidor perceber que ao comprar dessas empresas estão contribuindo com o meio ambiente e a sociedade;
Em setembro/2022, o Google, a MindMiners e o Sistema B se uniram para rastrear o quanto os brasileiros entendiam e se preocupavam com a sigla ESG (environmental, social e governance).
Foram entrevistadas 3000 pessoas de todas as regiões e classes sociais, mostrando que:
Além disso, a pesquisa Google/MinsMiners demonstrou que 4 em cada 5 brasileiros consideram importante a atuação de empresas e marcas em ações relacionadas a meio ambiente, social e governança, mas que apenas 1 em cada 5 brasileiros já ouviram falar sobre ESG. Ou seja, "a sigla pode ser conhecida no mundo corporativo, mas não entre a população. Por isso, toda e qualquer divulgação precisa ser clara e objetiva."
No entanto, há ainda uma grande necessidade de que as informações sobre os produtos e serviços sejam dadas às pessoas de forma mais acessível, compreensível e padronizada, a fim de que, por meio delas, as pessoas estejam aptas, encorajadas e empoderadas a, realmente, transformarem os seus hábitos de consumo.
Dessa forma, sabemos que há uma demanda das pessoas que ainda não está sendo perfeitamente atendida pelas empresas e que a falta de democratização de informação acessível e de qualidade são causas diretamente relacionadas a esse problema.
Por isso, estamos aqui. Para aproximar as empresas de seu público e fomentar, assim, o Consumo e a Produção mais Responsáveis (ODS 12).
Conheça os nossos serviços!
Compartilhar Artigo: