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As pessoas valorizam cada vez mais marcas que investem em sustentabilidade.

Data: 13/12/2022

Imagem As pessoas valorizam cada vez mais marcas que investem em sustentabilidade.

Sim. Sustentabilidade é um dever ético e jurídico de todos nós. Porém, sustentabilidade também é oportunidade de negócio e valoriza as marcas: cresce a sua reputação, humaniza as empresas e cria conexões mais sólidas com seus clientes, investidores e parceiros comerciais!

A oferta de produtos com informações de sustentabilidade cresce exponencialmente. 

Uma pesquisa feita pelo Mercado Livre mostrou que, no Brasil, aumentou em 45% os vendedores e as ofertas de produtos com impacto positivo (2022 vs. 2020) e que existem mais de 143 milhões de produtos dessa categoria sendo comercializados na região, tais como fraldas ecológicas, garrafas reutilizáveis, coletor menstrual, escova de bambú, bicicleta e composteira doméstica.

 

Entre 2017 e 2020, os números mostrados pelo MeLi são ainda mais impressionantes: 

O aumento da oferta de produtos mais sustentáveis decorre, justamente, do crescimento do marketing de sustentabilidade. 

 

O marketing acompanha a história das pessoas e dos negócios que estão preocupados com a aceitabilidade socioambiental e, acima de tudo, com a permanência de uma vida com saúde, dignidade e cercada por um meio ambiente preservado e equilibrado.

 

Em dezembro/2022, o Instituto Akatu e a Globe Scan publicaram um estudo global de percepções do consumidor denominado Vida Saudável e Sustentável. Foram entrevistadas 29,2 mil pessoas de 31 países, incluindo o Brasil, as quais demonstraram que:

  • Os brasileiros possuem uma preocupação maior que a média global com temas relacionados aos problemas ambientais e sociais como pobreza extrema, poluição da água, guerras e conflitos, escassez de alimentos, violação de direitos humanos, resíduos de plástico, etc.

 

  • 84% das pessoas querem reduzir bastante o impacto que tem pessoalmente no meio ambiente

 

  • Caso as empresas comuniquem com clareza as suas ações de sustentabilidade ou os atributos de seus produtos mais sustentáveis, terá uma oportunidade do consumidor perceber que ao comprar dessas empresas estão contribuindo com o meio ambiente e a sociedade;

 

Em setembro/2022, o Google, a MindMiners e o Sistema B se uniram para rastrear o quanto os brasileiros entendiam e se preocupavam com a sigla ESG (environmental, social e governance). 

Foram entrevistadas 3000 pessoas de todas as regiões e classes sociais, mostrando que:

Além disso, a pesquisa Google/MinsMiners demonstrou que 4 em cada 5 brasileiros consideram importante a atuação de empresas e marcas em ações relacionadas a meio ambiente, social e governança, mas que apenas 1 em cada 5 brasileiros já ouviram falar sobre ESG. Ou seja, "a sigla pode ser conhecida no mundo corporativo, mas não entre a população. Por isso, toda e qualquer divulgação precisa ser clara e objetiva." 



Em 2022, a IBM também se debruçou sobre o consumidor, lançando a pesquisa Consumers want it all: Hybrid shopping, sustainability and purpose-driven brand.

Por ela, demonstrou-se que 62% das pessoas gostariam de adquirir produtos mais sustentáveis, mas apenas 31% das pessoas haviam incluído produtos mais sustentáveis em suas últimas compras.

Já em março de 2021, a Consumidor Moderno fez uma reportagem, mostrando que para a geração Z e para os Millennials é essencial que as marcas se engajem em causas, tenham uma postura sustentável, estimulem um consumo consciente e sejam transparentes.

Portanto, dúvidas não há de que as pessoas estão cada vez mais engajadas com causas sociais e ambientais, que pensam que esses temas são importantíssimos e que desejam adquirir produtos de marcas que sejam mais responsáveis e engajadas com sustentabilidade e ESG. 

 

No entanto, há ainda uma grande necessidade de que as informações sobre os produtos e serviços sejam dadas às pessoas de forma mais acessível, compreensível e padronizada, a fim de que, por meio delas, as pessoas estejam aptas, encorajadas e empoderadas a, realmente, transformarem os seus hábitos de consumo.

 

Em 2021, nós fizemos uma pesquisa com 346 pessoas, das quais 83% disseram que preocupam-se com a sustentabilidade em seu dia a dia. Porém, apesar de as pessoas quererem consumir de forma mais consciente, a maioria informou que possui dificuldade de encontrar essas informações: 

Inclusive, 93% dos participantes dessa pesquisa afirmaram que gostariam de ter uma ferramenta que consolide diversas informações de sustentabilidade dos produtos em um só mesmo lugar. 

 

Dessa forma, sabemos que há uma demanda das pessoas que ainda não está sendo perfeitamente atendida pelas empresas e que a falta de democratização de informação  acessível e de qualidade são causas diretamente relacionadas a esse problema.

Por isso, estamos aqui. Para aproximar as empresas de seu público e fomentar, assim, o Consumo e a Produção mais Responsáveis (ODS 12).

Conheça os nossos serviços!

 

 

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